Ordem de serviço será assinada nesta terça-feira (16/09)
A Prefeitura de Porto Seguro deu início a mais uma grande obra que promete transformar a mobilidade urbana e a qualidade de vida da população. Está em construção uma ciclovia com iluminação pública ao longo do Anel Viário, em um trecho de 5,5 km, que contará também com pista de cooper, criando um moderno corredor urbano e turístico.
A intervenção atende a um antigo sonho da comunidade e a inúmeras solicitações dos vereadores locais, sempre atentos às demandas da população. Diante da ausência de iniciativas por parte do Governo do Estado, responsável pela manutenção da rodovia, e do elevado número de acidentes registrados na via, o prefeito Jânio Natal decidiu agir com determinação para proteger vidas e oferecer um espaço digno e seguro para a cidade. Vale lembrar que a via já recebe manutenção constante da administração municipal, devido à má qualidade do asfalto utilizado — apelidado de “asfalto sonrisal” — marca registrada dos serviços de pavimentação do governo estadual e da antiga e derrotada gestão “fraterna” no município.
Durante muitos anos, esse trecho foi considerado perigoso, especialmente no período de alta temporada, quando o movimento se intensifica. Agora, com o novo projeto, o Anel Viário ganhará uma estrutura inovadora, planejada para incentivar a prática de atividades físicas, como caminhadas e pedaladas, além de melhorar a mobilidade dos moradores. A iluminação em toda a extensão da obra trará mais segurança para motoristas, ciclistas e pedestres, tanto de dia quanto à noite.
Segundo o prefeito Jânio Natal, esta é mais uma prova do compromisso da atual gestão com a população:
“Estamos realizando uma obra que vai muito além da urbanização. Estamos cuidando de vidas, oferecendo bem-estar, segurança e preparando Porto Seguro para o futuro. Esse é um espaço que será orgulho para todos os portossegurenses e que também valorizará ainda mais o nosso turismo.”
O vice-prefeito Paulinho Toa Toa também reforçou a importância da iniciativa e destacou que o espaço poderá ser aproveitado não apenas para mobilidade, mas também para lazer e turismo:
“Como o nosso prefeito disse, essa obra é mais do que infraestrutura, é cuidado com as pessoas. Agora, além da segurança para quem vai ao trabalho, a população terá também um espaço para caminhar, correr e praticar atividades físicas. Ao mesmo tempo, o Anel Viário vai se tornar um cartão de visitas para quem chega à cidade, mantendo características que valorizam Porto Seguro.”
A obra faz parte de um amplo pacote de investimentos já anunciado pelo prefeito, contemplando diversas áreas e setores, sempre atendendo diretamente às necessidades dos moradores. Esse conjunto de intervenções representa um avanço sem precedentes na história de Porto Seguro, reiterando o compromisso da gestão municipal com o desenvolvimento e o bem-estar da população. E, segundo a administração, ainda vem muito mais pela frente.
A Prefeitura convida toda a população para a cerimônia de assinatura da Ordem de Serviço, que marcará oficialmente o início da obra, nesta terça-feira, dia 16 de setembro, às 17 horas, no bairro Vila Parracho.
Na última sessão da Câmara, até mesmo o vereador de oposição, Bilonha, reconheceu a importância da obra para os moradores da região. Ele destacou que se trata de uma antiga reivindicação da comunidade e ressaltou que a Prefeitura está cumprindo um papel que, na verdade, caberia ao Governo do Estado, já que o Anel Viário é uma via estadual.
