Trancoso News
Em resposta às queixas, o Banco Itaú confirmou uma “instabilidade pontual” na manhã desta quinta-feira.
Clientes do Banco Itaú e usuários do sistema de pagamentos instantâneos Pix enfrentaram uma manhã de transtornos nesta quinta-feira, 19 de fevereiro de 2026. Relatos de instabilidade nos serviços bancários e nas transações via Pix inundaram plataformas de monitoramento e redes sociais, indicando uma falha generalizada que afetou milhares de consumidores.
De acordo com dados do Downdetector, plataforma que monitora o funcionamento de serviços online, o Itaú registrou um pico significativo de reclamações, com aproximadamente 500 relatos de problemas.
A instabilidade começou por volta das 9h, com aumento acentuado das queixas após as 12h. Os principais problemas reportados pelos usuários foram relacionados ao Pix (91%), seguidos por dificuldades de login no internet banking (6%) e falhas em transferências (3%).
Não é a primeira vez que esse tipo de problema ocorre. Há duas semanas, muitos consumidores aqui em Porto Seguro ficaram por horas sem conseguir realizar pagamentos via Pix.
Ainda não se sabe ao certo a causa da falha, mas, segundo analistas, pode ter havido uma sobrecarga no sistema de transações financeiras via Pix. De acordo com avaliações do mercado financeiro, o Pix é uma das modalidades de pagamento que mais cresceram no Brasil nos últimos anos. Para muitos usuários, trata-se de uma das ferramentas mais práticas e seguras já criadas no país.
