
População reclama de anos de descaso e pede solução definitiva para lagoa que se forma próximo à Polimix
Arraial d’Ajuda/Trancoso – Moradores e visitantes que utilizam diariamente a estrada de acesso entre Arraial d’Ajuda e Trancoso voltaram a reclamar da falta de manutenção em um trecho próximo à Polimix. O local, que há anos sofre com alagamentos no período de chuvas, se transforma em uma lagoa que causa atoleiros e panes em veículos, trazendo transtornos para a comunidade e turistas.
De acordo com os relatos, governos se sucedem, mas o problema persiste. “Sempre que chove, a prefeitura passa a patrol e joga barro na lagoa. Em vez de melhorar, muitas vezes acaba piorando”, criticou um morador. Há diversos registros de carros atolados no ponto.
A reivindicação principal é a construção de um sistema de escoamento de água, que resolva o problema de forma definitiva. Outra solicitação dos usuários é a poda das árvores no entorno, permitindo maior incidência de luz solar para ajudar na secagem do local.
Procurada, a Secretaria de Infraestrutura não respondeu até o fechamento desta reportagem. A população cobra providências por parte do secretario e dos vereadores do litoral sul, afirmando ser inaceitável conviver com tanto descaso em uma região de relevância internacional.
Além de moradores, turistas também têm reclamado. Muitos dizem que a situação prejudica a imagem de Trancoso e Arraial, vendidos como destinos paradisíacos, mas que sofrem com problemas básicos de infraestrutura. Vale destacar que a estrada dá acesso, além dos povoados, a grandes empreendimentos como o Terra Vista, o Club Med e o novo condomínio Alexandria.
Segundo informações, a manutenção da via é de responsabilidade da Secretaria de Infraestrutura, chefiada por Luciano Alves, alvo frequente de críticas por suposta negligência.
Casos semelhantes ocorrem em outras estradas vicinais da região, como o trecho que liga Trancoso a Caraíva, também em más condições.
A comunidade cobra soluções urgentes e definitivas, afirmando ser inadmissível que um dos destinos turísticos mais famosos do Brasil enfrente problemas tão elementares de infraestrutura
