Com o objetivo de reduzir o número de partidas disputadas pelos clubes da Série A, a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) implementou mudanças nos critérios de participação das equipes em algumas competições. E, de imediato, o Bahia sentirá os efeitos dessa reformulação no calendário.
Atual campeão da Copa do Nordeste, o Tricolor não disputará o torneio em 2026. Será a primeira vez em 12 anos que o último vencedor não defenderá o título na temporada seguinte. Isso ocorre porque o Esquadrão já está garantido, pelo menos, na Copa Sul-Americana, e, de acordo com as novas regras da CBF, clubes que participam de competições da Conmebol não podem disputar o Nordestão.
Esta será a segunda vez que o Bahia ficará de fora do torneio regional após conquistar o título no ano anterior. A primeira ocorreu quando a equipe tricolor foi campeã em 2002, mas não participou do torneio em 2003. Em 2026, a vaga que seria do Tricolor será ocupada pelo Atlético de Alagoinhas.
Mesmo sem entrar em campo nesta quinta-feira (27), o Bahia pode garantir sua vaga na Copa Libertadores de 2026. O São Paulo enfrentará o Fluminense no Maracanã, às 20h30, e, caso o Tricolor paulista não vença os cariocas, o Esquadrão assegura a classificação.
Se o São Paulo vencer, uma vitória simples do Bahia na sexta-feira (28), contra o Juventude, no Alfredo Jaconi, em Caxias do Sul (RS), será suficiente para garantir a segunda participação consecutiva do time baiano na Libertadores.
